28/12/2023
Redação: Cristiano Henrique
Imagem: Freepik
As pequenas e médias empresas do Brasil apresentaram um forte crescimento do comércio eletrônico em 2023. As PME’s que são representadas pelos microempreendedores individuais (MEI), pelas microempresas (ME) e pelas empresas de pequeno porte (EPP) atingiram o patamar médio de 40% do seu faturamento através das vendas pelo comércio digital.
Esse dado foi publicado dentro do levantamento “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2023” produzido pelo Sebrae Nacional, que entrevistou 6.247 entrevistados em todos os 27 estados, sendo 2.066 do comércio, 2.005 da indústria e 2.176 do setor de serviços. Artesanato, economia criativa, logística e turismo foram os setores que apresentaram os resultados mais significativos de utilização de tecnologia para os negócios, onde aproximadamente metade do faturamento dos foram registrados através do e-commerce.
Confira o raio X com os principais resultados do levantamento realizado pela Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência do Sebrae Nacional:
– 99% dos pequenos negócios usam celular, 72% usam computador no negócio, 57% usam WhatsApp Business e 47% usam softwares integrados de gestão;
– 64% das MPE’s possuem perfil/página no Instagram;
– Canais digitais mais utilizadas pelas MPE’s para vender online: 56% utilizam o WhatsApp, 43% o Instagram, 23% o Facebook e 12% tem o site próprio.
A 6º edição da pesquisa completa pode ser baixada CLICANDO AQUI.
Cada vez mais a tecnologia está se tornando a vitrine dos microempreendedores individuais, das microempresas e das empresas de pequeno porte do Brasil. Além disso, o digital favorece o posicionamento dos produtos e serviços, da história da marca, dos valores e propósitos e das promoções para os consumidores. A grande sacada para a alavancagem dos negócios está na criação de estratégias cada vez mais voltadas para o mundo phygital – físico e digital, #tudojuntoemisturado.