Por João Henrique do Vale
Bares e restaurantes não poderão mais vender bebidas alcoólicas a partir de segunda-feira em Belo Horizonte. A restrição do funcionamento das atividades foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município (DOM). De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada para de diminuir a circulação de pessoas, ampliar o distanciamento social e conter comportamentos que têm ampliado o risco de contágio.
Com o novo decreto, restaurantes, bares, lanchonetes, cantinas e quaisquer outros serviços de alimentação não poderão permitir o consumo de bebidas alcoólicas no local dos estabelecimentos. Também não poderão admitir o consumo dessas bebidas, ainda que tenham sido adquiridas em outro local. A proibição também atinge as feiras públicas e licenciadas.
A Prefeitura também suspendeu o licenciamento de eventos gastronômicos, shows e espetáculos, inclusive a apreciação de pedidos de licenciamentos correspondentes ainda não respondidos pela Prefeitura. Apresentações em teatros estão mantidas, desde que os protocolos sejam observados.
Natal e Réveillon
O decreto também prevê a possibilidade de licenciamento de eventos de iluminação e decoração de Natal e caravanas comemorativas, desde que sem divulgação prévia e sem potencial de atração de público.
Aumento de casos
De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte as restrições tiveram que ser feitas por causa do aumento de casos de Covid-19. Nas últimas semanas, a taxa de transmissão subiu e está acima de 1,00, o que é nível de atenção.
A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados aos casos de Covid-19 aumentou mais de 50% no último mês. Já os leitos de enfermaria destinados aos casos de Covid-19 aumentaram sua ocupação em mais de 90% no ultimo mês.