A Pfizer anunciou nesta quarta-feira (31) que sua vacina contra a covid-19 desenvolvida junto à BioNTech é 100% eficaz para adolescentes entre 12 a 15 anos. Por isso, os laboratórios, nas próximas semanas, irão solicitar à Agência de Alimentos e Drogas e à Agência Europeia de Medicamentos a autorização para uso do imunizante nas pessoas com essa faixa etária.
De acordo com o comunicado divulgado, o ensaio com adolescentes de 12 a 15 anos envolveu 2.260 pessoas. Delas, 1.129 foram do chamado grupo de placebo, com 18 confirmações de covid-19. No grupo vacinado, com 1,131 adolescentes, ninguém contraiu a doença. Os efeitos colaterais relatados foram “geralmente consistentes” com aqueles observados em participantes de 16 a 25 anos de idade.
A vacina contra a Covid-19 da Pfizer em parceria com a BionNTech é a única a ter autorização para uso definitivo no Brasil. Porém, até o momento, nenhuma dose do imunizante foi administrada no País. Nos Estados Unidos, o laboratório tem autorização apenas de uso emergencial.