O omeprazol, o pantoprazol, esse tipo de medicamento está entre os mais vendidos no Brasil. Dados mostram que quase 30% dos usuários tomam o medicamento sem indicação médica e muita gente toma omeprazol sem saber dos seus efeitos colaterais.
O omeprazol age bloqueando a bomba de prótons, que é responsável por produzir ácido clorídrico no estômago, que faz a digestão das proteínas. Esse ácido, além de digerir as proteínas, ativa a vitamina B12, ajuda a absorver o magnésio e impede a entrada de bactérias ruins no nosso corpo.
Quando o remédio é usado sem necessidade ou por longos períodos, toda essa engrenagem fica prejudicada, aumentando o risco de deficiência de B12, de deficiência de minerais, alterações na microbiota e infecções gastrointestinais. O omeprazol é um medicamento essencial quando bem indicado.
Na minha opinião, o problema é que muitas vezes os sintomas são causados por excessos, seja de comida ou de bebida, e poderiam ser evitados com ajustes simples no estilo de vida. Pense na causa do problema e não só no remédio.
