A Una Cidade Universitária – instituição da Ânima Educação – e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) assinaram na última semana termo de cooperação que oficializa a parceria entre as duas instituições. A ideia é que, por meio de projetos acadêmicos e compartilhamento de conhecimentos teóricos, os alunos contribuam com decisões estratégicas de empreendedorismo e ajudem a solucionar problemas organizacionais do setor varejista. A parceria justifica-se pelo mapeamento das iniciativas passíveis de realização conjunta, com uma sinergia que beneficiará cursos de todas as áreas do conhecimento, por meio das múltiplas frentes nas quais a CDL/BH atua e dos múltiplos ramos de atividade das empresas associadas a ela.
Para o reitor da Una, Rafael Ciccarini, esta iniciativa corrobora a evidência de que um ecossistema de aprendizagem, de negócios e de inovação, só pode elevar sua eficiência e robustez a partir de colaboração e de alianças sólidas. “A união entre Una e CDL/BH tem importância vital tanto para os nossos alunos quanto para a cidade, que tem no setor produtivo 70% de serviço e comércio. Ela traz uma gama de possibilidades a explorar, mas a essência é a oportunidade de aproximação com o mercado e de estar junto com empresas importantes que fazem a diferença, como é o caso da CDL/BH”, destaca Ciccarini. Segundo ele, a união permitirá aos estudantes colocarem a “mão na massa” atuando em projetos relevantes para o fomento do setor varejista.
“A formação conjunta no modelo ‘aprender fazendo’ é uma tendência que já vem sendo aplicada nas maiores instituições de ensino ao redor do mundo e os resultados são extremamente positivos. É de grande importância que o estudante da Una – uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil – ainda no curso, conheça como o mercado de trabalho funciona e a maneira que ele, como futuro profissional, poderá contribuir para melhorar, avançar e inovar este ambiente. E o setor de comércio e serviços da capital é um dos mais importantes do país, logo, o estudante terá oportunidade de vivenciar experiências em grandes empresas e colaborar para o fomento da área”, ressalta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A parceria entre as duas instituições estrutura-se a partir da cooperação em sete eixos de atuação, já em andamento: criação de Unidades Curriculares Duais – modelo de ensino com duração de um semestre aplicado em torno de um desafio real da área de conhecimento da graduação e de forma articulada e multidisciplinar; capacitação para associados e colaboradores; ações conjuntas nos hubs de inovação da Una; mapeamento do entorno; atividades para o desenvolvimento de habilidades tech em profissionais acima de 60 anos e o projeto Una Mulheres, que oferece apoio para a reinserção de mulheres em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho.