Por muito tempo, ouvimos sobre os supostos benefícios de uma taça de vinho tinto para o coração. Fato é que as organizações de saúde mundialmente reconhecidas já derrubaram esse mito.
Estudos recentes e robustos demonstram que o consumo de qualquer quantidade de álcool está associada a riscos à saúde. Especialistas são enfáticos: não há nível seguro de consumo de álcool que não afete a sua saúde. O álcool é uma toxina para o nosso organismo e afeta praticamente todos os sistemas do corpo, incluindo o fígado, o coração, o cérebro e o sistema imunológico. O álcool é um dos principais agentes deletérios do cérebro.
O seu consumo frequente pode levar à perda na função das células cerebrais, levar a inflamação e à redução da capacidade dos neurônios em formar novas conexões, impactando diretamente a memória, o raciocínio, o humor e a capacidade de tomar decisões. Isso não é caretice.
Eu falo para mim mesmo, porque eu adoro tomar um vinho e às vezes eu acho que me excedo um pouco, mas o recado é claro: se você não bebe, não comece. E se você bebe, tente reduzindo aos poucos o seu consumo.