Em novembro, o ChatGPT completou três anos. E olha, poucas tecnologias na história chegaram tão longe, tão rápido.
Não é exagero dizer que ele virou parte do dia a dia de milhões de pessoas e empresas do mundo todo. Para começar, o número que assusta qualquer ChatGPT recebe mais de 18 bilhões de mensagens por semana. É como se quase todo mundo resolvesse conversar com uma inteligência artificial ao mesmo tempo todos os dias. Só no Brasil são 50 milhões de usuários. Sim, praticamente 1/4 do país já incorporou a IA no trabalho, nos estudos, nos negócios e até na vida pessoal.
E tem mais, mais da metade desses usuários tem menos de 35 anos, ou seja, uma geração inteira está crescendo com IA como ferramenta básica de produtividade. Não é só tendência, é uma nova forma de pensamento.
E aqui vai um dado que costuma deixar o mercado de buscas de cabelo em pé. A busca do ChatGPT já movimenta 1 bilhão de mensagens por dia. Para comparar, o Google levou anos para alcançar essa marca nos seus primeiros passos. Hoje o Google faz 13 bilhões de buscas por dia. Mas pense comigo, em apenas 3 anos, uma nova forma de buscar informação já virou hábito global, ocupando quase 10% do espaço.
O recado para empresas e líderes é simples e direto. O mundo mudou e não vai dar mais para trabalhar sem ar.
