Se você, como praticamente todos os brasileiros, não dispensa um cafezinho nos intervalos do trabalho, ao acordar pela manhã ou logo após as refeições, prepare o bolso porque os preços do café torrado já estão subindo neste início de 2025.
No ano passado, as condições climáticas entre agosto e setembro não foram nada favoráveis para o café. O clima adverso no Brasil e no Vietnã, os maiores produtores do mundo, fizeram os preços do café verde subirem. Além disso, há uma preocupação com a diminuição da safra 2025 do arábica no Brasil. As estimativas são de produção abaixo dos 40 milhões de sacas com oferta limitada do produto no mercado global.
Muitos produtores estão segurando os seus estoques. Como resultado, as grandes torrefadoras estão comprando grão verde mais caro e repassando os valores ao consumidor final. Por isso, não estranhe se encontrar nas gôndolas do supermercado o seu café com preços até 30% maiores do que você pagava até o fim do ano passado.
E não jogue a culpa em partido nem governo, porque a alta dos preços do café não está ligada à inflação ou ao preço do dólar, é regulação do mercado mesmo. Café Commodity, com os seus próprios reguladores.