O Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, vai exibir o filme “The Rocky Horror Picture Show”, na Sessão da Meia–Noite, nesta sexta–feira (11/7). O longa–metragem dirigido por Jim Sharman vai completar 50 anos de lançamento, no dia 14 de agosto. A exibição da produção será gratuita.
O filme é inspirado no musical homônimo de Richard O’Brien, e mostra a história de um casal, Brad (Barry Bostwick) e Janet (Susan Saradon), que é pego em uma tempestade e busca abrigo na propriedade de um(a) cientista maluco(a), Frank-N-Furter (Tim Curry).
No castelo de Frank, o casal vive experiências jamais imaginadas e presenciam a criação da doutora Rocky Horror (Peter Hinwood), uma espécie de Frankestein. A sessão começará à meia–noite do sábado (12/7), com os ingressos gratuitos disponíveis a partir do meio–dia da sexta–feira, na plataforma Eventim.
Sessão da Meia–Noite: ponto de encontro social
A Sessão da Meia–Noite é uma programação especial do Cine Humberto Mauro, cujo objetivo é servir como ponto de encontro social e atrair um público diversificado. É um espaço em que os espectadores podem se reunir, discutir o filme e celebrar a cultura da sétima arte.
Uma outra ideia do projeto é dar audiência a filmes provocadores e instigantes, como obras que marcaram movimentos de contracultura ou que ocupam e iluminam lugares marginais da história do cinema. A proposta é que cada sessão proporcione uma experiência diferenciada para ver ou rever os títulos.
“The Rocky Horror Picture Show” é uma homenagem aos filmes B de ficção científica e de terror do final da década de 1940 e início da década de 1970, brincando com tramas e temáticas características de tais produções.
O longa–metragem dá luz a questões ainda muito contemporâneas e consideradas tabus na década de 1970, como identidade de gênero, liberdade sexual e papéis sociais. A personagem Frank-N-Furter é apresentada como uma alienígena vinda de outro planeta e em descompasso com a binaridade de gênero.
A interação do(a) cientista com Brad e Janet coloca em cheque o posicionamento de ambos no mundo, que passam por um processo de autodescoberta. O filme em si debruça sobre outra fluidez de gênero, combinando elementos de musical, terror, ficção científica e outros estilos, criando uma expressão única.
Em seu lançamento, a produção foi um fracasso de bilheteria. O sucesso veio meses mais tarde, quando passou a ser exibido em sessões à meia–noite em diversas cidades dos Estados Unidos. A recepção do público foi intensa, com muitos reproduzindo os figurinos e cantando as músicas junto com os atores nos cinemas.
‘The Rocky Horror Picture Show – Sessão da Meia–Noite’
Data: 11 de julho (sexta–feira para sábado)
Horário: 0h
Local: Cine Humberto Mauro | Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro (Palácio das Artes)
Ingressos: disponíveis neste link no dia 11/7