Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Taxa Selic cai para 2% ao ano

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu nesta quarta-feira (5) a taxa básica de juros da economia brasileira de 2,25% para 2% ao ano. Esta, que é a nona redução consecutiva, seguiu as expectativas de analistas do mercado financeiro. Segundo os especialistas, esta decisão encerra o ciclo de cortes iniciado em agosto de 2019.

Com o novo corte, a taxa Selic está no menor nível desde o início da série histórica do BC, em 1986. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Marcelo de Souza e Silva, mesmo com os cortes na taxa Selic acontecendo, os bancos públicos e privados ainda não estão oferecendo condições melhores de acesso ao crédito.

Segundo o presidente da entidade, isso dificulta a situação do comerciante que precisa manter o seu negócio em meio à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Marcelo ainda cita o Estímulo 2020, lançado pela CDL/BH e Fiemg, como um exemplo de programa de incentivo que possui juros bem menores aos que estão sendo cobrados pelo mercado e que oferece crédito ao comerciante sem burocracia.