Você saberia me dizer qual é o seu drink dos sonhos, mesmo que não seja um coquetel existente? Pois essa pergunta foi o ponto de partida da multinacional Diageo para lançar o Gin Tanqueray Number 10.
A empresa recrutou três pessoas, um influencer gastronômico britânico, uma designer italiana e o modelo e artista brasileiro Thai de Melo para uma leitura do seu subconsciente através da mesma tecnologia utilizada nos eletroencefalogramas. A experiência funcionou assim: os três colocaram fones de ouvido e foram expostos aos sons e aromas traduzidos por uma ferramenta chamada Flavor Print.
Assim, as reações cerebrais deles durante a exposição puderam ser lidas e interpretadas por bartenders premiados de todo o mundo. De posse dessas informações, os profissionais criaram coquetéis ideais e assertivos para cada paladar dos três participantes.
Com base nas áreas ativadas no cérebro do influencer britânico “Sam Way”, foi criado o coquetel batizado de Cordial Conversation, que leva alcaçuz, fumaça, chá de jasmim com dupla infusão, xarope de melancia, cordial de folhas de figo e o inusitado óleo de alho.
Já a designer italiana Federica Gervasoni ganhou um drink vegano chamado de “Dusk Delusion”, cuja receita leva chocolate ruby, chutney de manga e vinho Barolo, ressaltando doçura e picância.
E o terceiro drink, inspirado pelo modelo brasileiro Thai de Melo, ganhou o nome “Essence Whisper”, feito à base de Espresso Martini com notas enfumaçadas da Madeira Palo Santo, além de cordial de café e fumaça líquida. Todos esses drinks estão sendo degustados na semana de design de Milão que começou ontem.
Deu uma invejinha de quem vai experimentá-los, eu confesso.