Em 2020, a cantora inglesa Adele surpreendeu o mundo quando emagreceu em torno de 45 kg. E o que chamou a atenção foi que ela declarou que fazia uma dieta com chocolate e vinho. Olha que maravilha.
Ela fez uma dieta chamada Sirtfood Diet, que tem como base ativar as sirtuínas, proteínas ligadas à longevidade, são anti-inflamatórias e ajudam o corpo a usar energia de forma mais eficiente. Essas proteínas, as sirtuínas, são ativadas por alimentos ricos em polifenóis. Aí que entra a história do vinho e do chocolate.
Na lista de alimentos ricos em polifenóis estão o chá verde, cacau amargo, café, azeite de oliva, uvas, frutas vermelhas, cebola roxa e o vinho com moderação. Eles realmente são interessantes para saúde, mas a ideia de que apenas uma lista de alimentos isolados é suficiente, não tem tanta força científica.
O conceito é válido, mas o melhor caminho é fazer atividade física, se submeter a um equilíbrio calórico, comer saudável, sem esperar milagres de celebridade, que muitas vezes publicam uma coisa e fazem outra.