Os artistas Sérgio Pererê e Alissa Sanders apresentam uma série de shows gratuitos no CCBB BH, o projeto “Vozes Ancestrais”, do dia 29 de novembro até o dia 1° de dezembro. As apresentações evocam as raízes dos cantos negros brasileiro e norte–americano, executados por negros escravizados na América.
A série de shows terá a participação de Débora Costa, Nath Rodrigues e Vanessa Soares. Além das apresentações, Sérgio e Alissa oferecerão duas oficinas gratuitas, uma no dia 28 e outra no dia 30 de novembro.
O objetivo da iniciativa é valorizar os cantos seculares criados pelos negros escravizados, que os entoavam como forma de sobrevivência e resistência. O Vozes Ancestrais também resgata as origens comuns das músicas brasileira e norte–americana.
As apresentações ocorrerão nos dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro, no Teatro I do centro cultural. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na bilheteria do CCBB BH. Já as inscrições para as oficinas podem ser feitas neste link.
Vissungos e spirituals
O projeto celebra o encontro entre os cantos vissungo e dos reinados de Minas Gerais, importantes na trajetória artística e pessoal de Pererê, com os spirituals e os cantos de trabalho que fazem parte da herança de Alissa Sanders, nascida nos Estados Unidos e radicada no Brasil há quase 30 anos.
“Os cantos do vissungo e dos spirituals são o jeito de viver africano. A partir da filosofia Bantu, existe uma herança africana que diz: ‘para tudo se canta’. Não é apenas para trabalhar que se canta, se canta para comer, para dormir, para agradecer, para xingar. Para tudo”, explicou Sérgio Pererê.
“Os negros e negras escravizados foram obrigados a aprender a Bíblia. E tiraram das histórias do povo israelita muitas coincidências com as suas histórias. Há cantos sobre a abertura do Mar Vermelho por Moisés, que é uma referência para fugir”, disse Alissa.
Repertório português e inglês
Nos shows, o público pode esperar músicas em português e em inglês recuperadas por Pererê e Sanders. O repertório mistura gêneros que incluem o blues, a congada, o folk, o samba, o catopê, o pop, o jazz e o ring shout. Os clássicos tambores de Sérgio também estarão inclusos, junto com os efeitos eletrônicos de Sanders.
Vanessa Soares fará sua participação no dia 29 de novembro, Vanessa Soares, no dia 30 de novembro, e Nath Rodrigues no dia 1° de dezembro.
“Sinto que esse espetáculo conversa com vários estilos e tradições do mundo todo. Para quem for assistir, será muito intrigante porque eu diria que nenhuma das músicas é só brasileira, americana ou africana. São todas muito misturadas”, afirma Alissa.
As oficinas, por sua vez, serão relacionadas aos cantos celebrados no projeto. No dia 28 de novembro, às 20h, Sérgio Pererê vai comandar a oficina “Labidumba”, que fará um passeio pelo universo vocal de culturas tradicionais do Brasil e do mundo, explorando as possibilidades dos cantos difônicos e polifônicos.
A segunda oficina, ministrada por Alissa Sanders no dia 30 de novembro, às 17h, tem como tema “Cantando as raízes da música negra americana”. O objetivo é explorar os gêneros da música norte–americana executados no show, com base nos métodos pedagógicos do músico Bobby McFerrin.
Vozes Ancestrais Negras das Américas
Datas e horários: 29/11, às 20h; 30/11, às 20h; 1°/12, às 20h
Local: CCBB BH | Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Ingressos: bilheteria do CCBB BH