Por João Pedro Martins*
Os Self-Services poderão voltar a funcionar na capital mineira. Um anexo, que altera a portaria original – SMSA/SUS-BH nº 0328/2020 – coloca protocolos específicos para a saúde de estabelecimentos como lanchonetes, restaurantes, sorveterias, bares, dentre outros em Belo Horiozonte.
A decisão do executivo municipal foi assinada por Jackson Machado, responsável pela secretaria de saúde municipal. A medida já está em vigor.
No documento constam alguns protocolos para o Self-Service, dentre eles estão:
• Deve haver um funcionário a disposição para borrifar álcool 70% nas mãos dos clientes. Ele deve estar devidamente protegido com máscara ou face shield;
• Bandejas, pratos, talheres, guardanapos e copos devem estar protegidos e devem ser entregues aos clientes por funcionários;
• Os funcionários devem estar devidamente higienizados;
• Os clientes devem permanecer de máscara durante todo o percurso; eles não poderão manusear outros objetos que não os utensílios utilizados para o serviço.
• Os clientes devem ser monitorados e orientados por funcionário do estabelecimento no percurso assegurando o cumprimento dos protocolos e promovendo a troca imediata de talheres caso necessário e, obrigatoriamente, nas situações em que algum cliente atenda telefone celular, coloque as mãos na máscara, nos cabelos, espirre ou tussa.