Nesta quinta-feira (11), o governador Romeu Zema anunciou o afastamento do ex-secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral.
A demissão de Amaral do cargo foi motivada pela notícia de que a Secretaria do Estado de Saúde de Minas teria vacinado 806 servidores contra a Covid-19. Para parâmetro de comparação, se a Secretaria fosse considerada como um município de Minas, ela estaria em 142º no ranking de vacinação do estado. Minas Gerais conta com 853 municípios.
Durante coletiva, o então secretário afirmou não enxergar ato ilícito ou ilegal na vacinação dos servidores da pasta, uma vez que eles deveriam ser considerados como trabalhadores do setor de saúde.
O governador Zema aproveitou esta manhã de sexta-feira (12) para anunciar o novo secretário de saúde do estado. O cargo ficou com Fábio Baccheretti, médico formado na Universidade Vale do Rio Verde. Apesar de jovem, apenas 37 anos, Baccheretti já foi coordenador de Unidade de Emergência e Diretor Hospitalar do Hospital Júlia Kubistchek e é o atual presidente da Fhemig.