O fotógrafo Ricardo Stuckert fará uma exposição em BH, de 15 a 31 de maio, com imagens de povos originários de várias regiões do Brasil. A mostra é parte da programação do evento “Outras Florestas”, iniciativa que busca promover ações de meio ambiente, cultura e inclusão social.
A exposição “Povos Originários: Guerreiros do Tempo” reunirá histórias e fotos feitas ao longo da peregrinação de Stuckert por diversas aldeias. A mostra inclui o registro de Penha Goés, uma Yanomami de 22 anos que deu a Ricardo uma das fotografias mais importantes de sua carreira.
A exposição de Ricardo Stuckert e o evento geral ocorrerão na sede da ONG Contato, no bairro Serra, região Centro–Sul de BH. A abertura será às 19h, com entrada gratuita. Já a visitação será de terça a sexta–feira, de 16h às 21h, e sábado, de 11h às 17h.
Durante sua primeira viagem à Amazônia como fotógrafo de uma revista brasileira, em 1997, Ricardo Stuckert esteve com os Yanomami e ficou impressionado pela riqueza cultural da etnia e por sua capacidade de preservar a cultura e a tradição milenares.
Aproximadamente 20 anos depois, o fotógrafo decidiu retornar à comunidade para fotografá-la novamente. Daquele momento em diante, Stuckert teve a certeza de que tinha a missão de registrar mais amplamente a vida dos povos originários como forma de homenageá–los, iniciando então uma jornada por várias aldeias do Brasil.
As fotos de Ricardo demonstram a diversidade e a pluralidade da cultura indígena, além de destacar a importância desses povos como guardiões das florestas. O fotógrafo possui destaque nacional e internacional por seu trabalho na política, além de ter recebido uma indicação ao Oscar por seu trabalho em “Democracia em Vertigem”.
Povos Originários: Guerreiros do Tempo
Data: 15 a 31 de maio
Visitação: terça a sexta–feira, 16h às 21h | Sábado, 11h às 17h
Local: ONG Contato | Rua Pouso Alto, 175 – Serra
Entrada gratuita