Uma nova etapa de flexibilização do comércio na capital mineira deve ser anunciada na tarde desta quinta-feira (20), dia em que a cidade completa cinco meses de quarentena. A expectativa é que a prefeitura de Belo Horizonte se pronuncie sobre a solicitação dos comerciantes para que as lojas possam funcionar durante quatro dias por semana. Atualmente, as lojas podem abrir as portas de quarta-feira a sexta-feira.
Além disso, o encontro de hoje também deve tratar sobre a reabertura de bares, restaurantes, lanchonetes, parques públicos e museus. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, BH é a única grande capital do país, com mais de um milhão de habitantes, que ainda não teve o seu segmento gastronômico reaberto.
Os comerciantes apresentaram a pauta na terça-feira (18) e ontem (19) o Comitê de Enfrentamento à Epidemia de Covid-19 se reuniu para avaliar a possibilidade de flexibilização a partir dos números da doença registrados em Belo Horizonte. A reunião está marcada para acontecer às 13h.