A empresa de pagamentos holandesa Adyen divulgou o Relatório de Varejo 2024, estudo que explora tendências globais e locais que impactam negócios em todo o mundo. O documento apresenta dados obtidos em 26 países, com amostragem de 38.151 consumidores e 13.177 empresas.
Analisando apenas o Brasil, o Adyen Index contou com a participação de 2.003 consumidores e 518 empresas. O Censuwide, responsável pela realização da pesquisa, apontou como principais resultados globais no Relatório do Varejo 2024:
- 65% dos consumidores mundiais utilizaram as redes sociais como canal de compra nos últimos 12 meses; sendo que desses, 61% preferem comprar pelo Instagram, seguidos de 52% pelo Facebook e 19% pelo TikTok;
- 72% dos consumidores das gerações Z (entre 16 e 26 anos) e Y (entre 27 e 42 anos) utilizam aplicativos para finalidades de consumo;
- Os consumidores globais realizam, em média, 4 compras online e gastam R$ 798,11 por ano;
- 47% dos internautas desejam comprar produtos e serviços depois de visualizá-los nas redes sociais;
- 63% dos clientes querem comprar produtos online e devolvê-los na loja física;
- 56% querem começar a comprar na loja física e terminar online, ou vice-versa;
- 59% dos entrevistados abandonam uma compra online se não puderem pagar como desejam;
- Empresas que conhecem melhor seus clientes aumentam 7% a chance de aumentar a sua receita nas vendas;
- 60% das empresas não permitem que os clientes comprem facilmente em vários canais;
- 25% dos varejistas tratam os canais de vendas online e as lojas físicas como negócios “separados”;
- Apenas 19% das empresas permitem retornos entre diferentes canais de compras;
- 27% dos varejistas possuem um provedor de pagamento diferente para transações online e transações nas lojas;
- 66% dos clientes desejam que os varejistas melhorem a forma como os recompensam;
- 59% dos consumidores ficam felizes em fornecer dados pessoais para obter benefícios e/ou descontos;
- 75% dos consumidores baixam aplicativos para obter melhores recompensas;
- 75% dos consumidores querem descontos personalizados em seus varejistas favoritos;
- 12% dos consumidores saem regularmente das lojas online sem realizar compras por questões de segurança;
- 23% dos consumidores sentem-se mais inseguros em fazer compras hoje do que há 10 anos devido a fraudes nos sistemas de pagamento online;
- 36% dos consumidores optam por comprar em lojas com medidas de segurança mais elevadas;
- 23% dos consumidores gostam quando os varejistas pedem para provar a sua identidade.