Uma hora o Tendências teria que falar de “O Agente Secreto”, não é mesmo?
Premiado no Globo de Ouro, no Critics Choice Awards, no Festival de Cannes e em outras importantes premiações internacionais, além de indicado a quatro categorias no Oscar 2026, “O Agente Secreto” chega para fazer história no cinema brasileiro. Com atuações marcantes e um roteiro instigante, o novo filme de Kleber Mendonça Filho tem ainda um protagonista que interessa muito aqui no Tendências: a cidade de Recife, que vai além do pano de fundo e se afirma como uma personagem ativa da narrativa.
Ambientado no Recife dos anos 70, em pleno período da ditadura militar, o filme acompanha a trajetória de Marcelo, interpretado de forma genial por Wagner Moura. Ele é um professor de tecnologia que retorna à cidade tentando fugir de um passado violento. O espectador é apresentado a Recife por meio de grandes planos de filmagem que valorizam a estética da época.
Como se trata de um filme de época, um dos grandes desafios foi a escolha das locações. No início da pesquisa, foi realizado um levantamento de prédios históricos que pudessem ser utilizados na trama para manter a fidelidade ao período.
