Por João Henrique do Vale
Já está em vigor o novo aumento para o diesel nas refinarias de todo o Brasil. O litro do combustível passa a ser vendido a R$ 4,91, uma alta de R$ 0,40, o que corresponde a 8,87% de reajuste.
Segundo a Petrobras, o preço do diesel não sofria reajuste há 60 dias. A alta, conforme a estatal, reflete apenas parte da elevação observada nos preços de mercado. Com o reajuste, o diesel acumula alta anual de 47%, nas refinarias.
A Petrobras reiterou que os preços da gasolina e do gás de cozinha não serão reajustados.
Tanqueiros cobram medidas
Os transportadores de combustíveis de Minas Gerais sinalizam uma paralisação após um novo aumento no diesel. Os trabalhadores afirmam que foram pegos de surpresa. “A categoria foi surpreendida, mais uma vez, com a política de preços da Petrobras com mais um aumento. Os acionistas só estão olhando para eles”, afirmou Irani Gomes, presidente Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivado de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sinditanque-MG).
Segundo Gomes, a categoria entende que o Governo Federal pode interferir na política por se um dos acionistas. Além disso, cobram do Governo de Minas uma redução no ICMS.