Quiet Luxury, o conceito filosofia que o mundo fashion vem adotando desde 2023, chega com força no segmento gastronômico líquido. Quem protagoniza essa mudança nos hábitos de consumo é a chamada geração Millenial, aquela dos nascidos entre 1981 e 1996, ou seja, os heads e CEOs do mundo atual, com idades entre 28 e 44 anos.
Essa geração não se importa em pagar caro por um produto, seja vinho, whisky ou jantares, desde que o valor seja justificado e tenha um propósito claro para que custe um preço alto. Os Millenials entendem a diferença entre preço e valor e estão dispostos a pagar por isso.
Mais do que o produto em si, essa geração privilegia experiências agregadas. Vinhos que sejam feitos a partir de uvas ancestrais, whiskies que sejam produzidos em algum lugar escondido da Escócia, destilados que tenham passado por barris encontrados no fundo do mar, produtos cujos métodos de produção sejam sustentáveis. Não basta conhecer uma vinícola e provar alguns de seus vinhos.
Para o consumidor Millenial, é preciso conhecer quem faz aquele vinho, com direito a participar de uma sessão exclusiva de degustação conduzida por aquele enólogo. É o luxo discreto, custo alto que não se ostenta, apenas se vivencia. Esse conceito tem norteado pequenas, mas super valiosas vinícolas e empresas do ramo de bebidas na condução dos seus rumos, assim como aconteceu no mundo da moda.
É para poucos, não para as massas, porém esse pequeno nicho é o que sustenta financeiramente tais empresas.