Você já ouviu o provérbio “o que os olhos não veem, o coração não sente”? Que pode ser interpretado também “só se deseja aquilo que se vê”. Pois bem, na nutrição isso vale muito e eu vou te explicar.
Um estudo clássico demonstrou a relação entre a visibilidade de um alimento muito gostoso e o seu o consumo. Basicamente, o estudo colocou caixas de chocolates a diferentes distâncias, com os chocolates visíveis ou não. E qual foi o resultado? Quando os chocolates estavam próximos e visíveis, se consumiu quase oito bombons por dia, contra três quando eles estavam mais distantes e não visíveis, ou seja, menos da metade.
A conclusão do estudo é que a visibilidade gera um importante impacto no consumo. Isso não é novidade. É muito simples, mas é bom lembrar: se você gosta de doce, tenha o mínimo possível de guloseimas à vista e próximo de você. O melhor mesmo é não ter doces em casa, mas se tiver, tente deixá-los fora do seu campo de visão. Isso já impacta no quanto se come em um dia.