Às vezes me perguntam se vale a pena investir no arroz integral, se ele de fato é melhor que o arroz branco. Bem, em termos nutricionais, o arroz integral é um pouco mais rico em micronutrientes, principalmente minerais, do que o arroz branco. E em termos metabólicos ele também é um pouco melhor porque tem mais fibras, o que diminui a velocidade de absorção do carboidrato e pico de glicose é uma coisa que não queremos na nossa alimentação.
Mas pensa comigo, se o arroz está inserido em uma refeição que já contém muitas fibras dos vegetais, esse carboidrato vai ter naturalmente a sua absorção mais lenta, justamente por causa dessas fibras. O raciocínio é o seguinte: se o arroz está junto com vegetais, pode ser o branco. Mas se ele estiver sozinho, sem o acompanhamento dessas fibras, aí sim o integral é mais interessante porque tem mais fibras.
E temos também outros carboidratos maravilhosos, ricos em fibras, como a batata baroa, a mandioca cozida, batata doce e o inhame, que são excelentes substitutos do arroz.