Ontem, domingo, 3, a Brinquedoteca Itinerante iniciou sua caravana pela cidade. A primeira parada foi realizada no bairro Santo André, região Noroeste da capital, a partir das 9h, na Praça Santa Cruz (Comunidade Pedreira Prado Lopes).
Promovida pela Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a Brinquedoteca Itinerante vai levar a oito regiões da cidade, especialmente às comunidades vulneráveis social e economicamente, atividades gratuitas que estimulam o brincar, a cultura, o lazer, a arte, o protagonismo infantil e a convivência familiar.
Até o mês de junho, a Brinquedoteca Itinerante será instalada em avenidas, praças públicas, parques e comunidade em oito (das nove) regiões de Belo Horizonte, sendo elas: Venda Nova, Norte, Nordeste, Pampulha, Noroeste, Leste, Oeste e Barreiro. Ao todo, serão realizadas oito edições, beneficiando, a cada edição, mais de 400 crianças, de 0 a 12 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No total, a expectativa é que mais de 3.200 crianças sejam beneficiadas.
Diversão além da Região Central
Belo Horizonte é uma capital com diversas programações culturais. Porém, estudos realizados por meio do Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente e Jovem (2012), apontam carências de projetos culturais descentralizadas. O levantamento mostrou que 90% das atividades culturais são realizadas na região Centro-Sul da cidade.
“Diante desses números, nos movimentamos para promover a cultura e o lazer para as comunidades em territórios descentralizados. A Brinquedoteca Itinerante irá proporcionar a essas crianças acesso a espaços de criação, leitura e lazer que promovam o direito do brincar, fornecendo a elas a vivência e o acolhimento”, destaca o presidente da Fundação CDL-BH, Wilson Mayrink.
Campanha Erradicação do Trabalho Infantil
Durante as oito edições da Brinquedoteca Itinerante, a Fundação CDL-BH vai realizar campanhas de conscientização para a erradicação ao trabalho infantil.
Por meio de cartilhas, banners e peças gráficas em redes sociais, o objetivo principal da campanha é mostrar os impactos do trabalho infantil na vida das crianças. “As atrações teatrais da Brinquedoteca Itinerante contará também com o reforço a mensagem de erradicação do trabalho infantil”, adianta Mayrink.