Por João Henrique do Vale
Os professores da rede estadual de Minas Gerais aprovaram o estado de greve. A categoria pretende parar as atividades em 8 de março para uma nova assembleia. Os educadores cobram o pagamento do Piso Salarial, o que, segundo eles, não é pago no estado mineiro.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o piso salarial foi reajustado em 2022 e está em R$ 3.845,63, mas, o Governo Mineiro paga às professoras e professores da rede estadual R$ 2.135,64.
Além disso, a categoria também afirma que irão cobrar posicionamentos de deputados estaduais sobre o Regime de Recuperação Fiscal. O projeto que autoriza Minas a aderir ao regime está parado na Assembleia Legislativa. Os professores são contra a adesão.
O estado de greve foi aprovado em assembleia nessa terça-feira. Foi decidido que em 8 de março os professores vão paralisar as atividades para uma novo encontro onde serão definidos os rumos do movimento. Em 16 de março, também irão participar do Dia Nacional de Paralisação.