25/09/23
Redação: PBH/ Divulgação
Imagem: Amira Hissa
Dez estações de compartilhamento com 100 bicicletas 100% elétricas já estão em funcionamento em Belo Horizonte. Elas foram inauguradas pela Prefeitura da capital nesta sexta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro. A ação é uma parceria da PBH com a empresa Tembici e tem o patrocínio da Estácio. Até o final do ano, serão 50 estações com 550 bikes. A empresa levou em consideração a topografia de BH para que a capital mineira recebesse o primeiro sistema com estações fixas e 100% das bicicletas elétricas da América Latina.
A presidente da BHTRANS, Júlia Gallo, destacou a importância na inovação no transporte na capital. “Queremos um trânsito mais seguro e saudável, e o investimento na
mobilidade da nossa cidade é uma orientação do prefeito Fuad Noman. Acreditamos que as bicicletas elétricas vão ganhar muitos adeptos, principalmente por causa do relevo da capital, e estimularão pessoas que ainda não se aventuraram em usar uma bicicleta. Nós também estamos investindo em ciclovias e em campanhas educativas de segurança e acreditamos que a população de Belo Horizonte está se engajando no propósito de construir um futuro mais consciente no trânsito”, completou.
Os pontos de instalação das estações foram estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas pelos urbanistas da Tembici, em colaboração com os especialistas da Prefeitura, que consideraram fatores como a proximidade de ciclovias e da demanda da população. Essas dez primeiras estações estão no perímetro do programa Centro de Todo Mundo, criado para revitalizar a região. A previsão é implantar novas estações para conectar diferentes modais, próximas a importantes conexões com o transporte público, estações do MOVE e do metrô.
Veja aqui a localização das 10 Estações.
Confira as principais características da bicicleta elétrica de Belo Horizonte:
● Pedal assistido com bateria com a capacidade de 100 km de autonomia;
● Correia, em substituição de correntes, aumentando a praticidade de pedalar e eliminando a
utilização de óleo lubrificante;
● Ausência de câmara de ar, o que evitará a interrupção de viagens por pneu furado
● Rodas com raio rígido e reforçado, tornando a bicicleta mais resistente a terrenos
acidentados;
● Laser lateral que sinaliza a distância que os veículos terão que manter em relação à bike.
Como usar as bicicletas
Para começar a pedalar, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte e adquirir um plano. Após isso, as bikes podem ser desbloqueadas por QR Code. Ao finalizar o uso, a bicicleta precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações.
Compartilhamento de bicicletas
A disponibilização das bicicletas elétricas é resultado de um processo de chamamento público conduzido pela Prefeitura de Belo Horizonte para credenciar empresas responsáveis pela implantação, instalação, manutenção e operação do Sistema de Compartilhamento de Bicicletas.
A Tembici, empresa com diversos projetos de micro mobilidade na América Latina, apresentou proposta abrangendo a área central de Belo Horizonte e a região da Pampulha. A empresa já opera estações de bicicletas compartilhadas em 15 cidades do Brasil e da América Latina.