Por Lucas Rage e Marcello Oliveira – Cidades
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ampliou a flexibilização do comércio na capital. Em coletiva à imprensa realizada nessa quinta-feira (06), Kalil anunciou o funcionamento de bares e restaurantes de BH até às 19h, de segunda a sábado. O funcionamento de serviços não essenciais também está liberado aos domingos, à exceção de bares e restaurantes.
Outra novidade foi a reabertura de clubes recreativos, sem restrição de horário, bem como o funcionamento de feiras de expositores, como a Feira Hippie de BH. Segundo o prefeito, as mudanças passam a valer no próximo sábado (08).
Apelo à população
Em seu discurso de abertura, Kalil reforçou o alerta para os riscos da pandemia. “Falei que estávamos em guerra e parte da população não acreditou. Falei que cartão de plano de saúde não eram vacinas, e parte da população não acreditou”, afirmou o prefeito. “Sobre negacionismo, me nego a falar”, completou.
Kalil fez um apelo ainda para que os belorizontinos se cuidem durante as reuniões familiares em ocasião do Dia das Mães, que acontece no próximo domingo (09). “Esse pode ser o último encontro, para muita gente”, alertou.
Paulo Gustavo
Kalil citou ainda a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, falecido em decorrência da Covid-19 na última terça-feira (04). “A morte do Paulo Gustavo ontem é simplesmente a morte de um ente muito querido a todos”, disse.
Falta de vacinas
Questionado sobre a falta de doses da Coronavac no município, Kalil creditou o problema ao governo federal. “Acatamos uma orientação do Ministério da Saúde”, afirmou, em uma alusão à recomendação de que todas as ampolas fossem utilizadas para a aplicação das primeiras doses do imunizante. Na terça-feira, o Executivo Municipal recolheu as doses da vacina fabricada pelo Instituto Butantan dos postos de vacinação.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jackson Machado, as 50 mil doses de vacinas da Pfizer que chegaram ao município serão utilizadas exclusivamente para imunização de pessoas com comorbidades.