A ESPN Internacional elaborou lista com os 100 maiores atletas do século XXI. Em geral, gostei bastante da seleção feita pelo canal de esportes americano. Michael Phelps, o primeiro da contagem, realmente merece o posto e, para mim, é também o melhor esportista olímpico de todos os tempos.
Além da completude de seu nado, que o levava a abocanhar medalhas em profusão e em diferentes estilos de provas, o que sempre me chamou a atenção no nadador e me fascina em craques de todas as áreas, é a força mental que ele emanava para, na prática, materializar seu talento superior ao dos concorrentes, basicamente, quase sempre. As exceções eram raríssimas.
Mesmo sendo superior do que os outros tecnicamente, se pensarmos que ele praticava um esporte. Decidido em frações de segundos, em que qualquer titubeada provavelmente faria tudo cair por terra, enxergamos uma beleza nessa, digamos, mania de insistir em comprovar o próprio favoritismo.
Messi, em terceiro da lista, atrás de Serena Williams, também merece tal posto. E, no meu ponto de vista, se está atrás de alguém na história do futebol, é somente de Pelé. Se é que perde para o brasileiro nessa briga épica e imaginária, tenho minhas dúvidas.