Na hora de fazer compras, o consumidor brasileiro está mais preocupado com os cuidados com a saúde do que com os preços dos produtos. A informação é de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e Onet. Segundo o levantamento, para 44% os entrevistados, a higiene do estabelecimento é o principal atributo a ser observado na escolha de uma loja seguido por bons preços (34%) e custo-benefício (32%).
A pesquisa confirma uma tendência antecipada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), quando a entidade lançou o selo “Loja Segura”, na qual os estabelecimentos comerciais foram orientados a cumprir todos os protocolos de higienização da loja para fazer um atendimento seguro para o consumidor.
Os estabelecimentos que adotaram os protocolos receberam o selo de Loja Segura, mostrando ao consumidor que naquele local ele pode fazer compras com segurança e tranquilidade. A pesquisa mostrou ainda que 49% dos brasileiros estão absolutamente seguros de fazer suas compras de Natal em lojas físicas.
O presidente da CDL/BH, Marcelo Souza e Silva, ressalta que a reabertura do comércio em meio à pandemia do coronavírus demanda que os empresários se adaptem aos protocolos de segurança e prevenção. “Sabemos que as atividades comerciais são essenciais para a manutenção da economia, especialmente em BH, onde ela corresponde a 70% do PIB. Contudo, para que haja essa movimentação, é imprescindível que o comerciante adeque seu estabelecimento às novas regras e que os colaboradores e os consumidores também respeitem os protocolos. Desta forma, conseguimos manter a economia girando e preservamos a saúde”, enfatiza.