Outro dia joguei na inteligência artificial a seguinte pergunta: “o que uma pessoa muito inteligente perguntaria para o melhor nutricionista do mundo?”. E olha só uma das perguntas que apareceram: “Como você vê a nutrição personalizada com base no genoma de cada pessoa evoluindo nos próximos anos?”.
Na minha percepção, a genética tem crescido na nutrição e vai ajudar na personalização da alimentação das pessoas, desde entender as predisposições genéticas para o desenvolvimento de alguma doença até alguma tendência a intolerância ou alergias alimentares.
Outra pergunta: “Quais são as recomendações nutricionais para equilibrar uma dieta saudável com práticas alimentares sustentáveis para o meio ambiente?”.
Não sei essa resposta, mas entendo que é um tema muito relevante, principalmente neste cenário de crise climática que estamos vivendo hoje no mundo todo. Outras perguntas para reflexão: “como a inteligência artificial pode ajudar na nutrição?” e “como equilibrar o aspecto psicológico da alimentação com as necessidades nutricionais?”.