Hoje é comemorado o Dia Mundial do Café e dentre os muitos materiais de divulgação que recebi sobre a data, escolhi a deliciosa história de Pedro Okagawa Braga, o mais jovem comerciante de café do Brasil, se não for do mundo. Quando eu digo jovem, é jovem mesmo, tá? Pedro tem 9 anos de e já é dono de sua própria marca de cafés especiais: a Pedro Eco.
A precocidade do garoto se revelou antes mesmo do interesse pelo café. Sabendo que não desenhava bem, Pedro decidiu vender desenhos de uma prima na praia, rachando os lucros ao final. A veia empreendedora é herança de família, cujos pais e tios atuam no comércio. Depois dos desenhos da prima, Pedro mudou de ramo e passou a vender copos feitos de casca de coco que ele próprio confeccionava.
A ideia dos copos veio do pai de Pedro que queria incentivar o menino na sua vontade de empreender como vendedor. O nome da marca Pedro Eco veio desse segundo negócio, uma vez que o produto feito com casca de coco remete a sustentabilidade ambiental. E foi aí que o café atravessou o caminho do menino.
Pedro foi com os pais visitar a cafeteria de um amigo que torra e distribui cafés de pequenos produtores em São Paulo, capital. E na conversa entre o grupo surgiu a ideia de produzir um lote pequeno de café, especialmente e exclusivo para as vendas do pequeno comerciante.
O lote de 20 pacotes foi produzido e totalmente vendido para parentes e amigos. E assim, o negócio engrenou, levando Pedro a estudar o assunto, aprender sobre torra e diferenciar cafés.
Pedro Eco, a marca, é totalmente administrada pelo menino, que cuida de todos os detalhes do negócio, desde a escolha dos cafés até venda e identidade visual da marca. Bela história, hein, para comemorar o Dia do Café.