O Palácio das Artes, em Belo Horizonte, deu início a uma nova modalidade de visitas guiadas abertas ao público. A partir de agora, qualquer pessoa interessada em conhecer o espaço pode se inscrever pelo e–mail agendamento.educativofcs@appa.art.br e integrar os grupos de Visitas Patrimoniais.
Os visitantes têm a oportunidade de conhecer o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro, as Galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão, a Sala Juvenal Dias e o Teatro João Ceschiatti. As visitas ocorrem quinzenalmente e são mediadas pelo Educativo do Palácio das Artes.
Além de dar destaque à programação vigente, a equipe de mediadores dão uma contextualização histórica e explicações aos visitantes, com informações, por exemplo, sobre as personalidades que dão nome aos espaços. A primeira visita ocorreu no último sábado (17/5).
Nova visitação guiada é para todos os públicos
“O Palácio das Artes é um centro cultural vivo, pulsante, potente e profundamente democrático. Esta casa simboliza o compromisso de Minas Gerais com o acesso amplo, plural e inclusivo à cultura. Com as visitas guiadas, reafirmamos essa missão”, declarou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
A FCS (Fundação Clóvis Salgado) já promovia visitas regularmente, voltadas para grupos agendados. Segundo a coordenadora do Programa Educativo e de Mediação Cultural da FCS, Dulcilene Fonseca, a nova modalidade se diferencia pela possibilidade de inscrições individuais para o público geral.
“Diferentemente das outras, cada edição dessa visita será única, justamente porque ela percorre bastidores e áreas funcionais da instituição, que podem estar em diferentes usos: podemos encontrar montagens de cenários, ensaios, passagens de som, movimentações técnicas”, completou.
O Palácio da Liberdade, outro dispositivo gerido pela fundação, promove visitas mediadas temáticas aos sábados e domingos, às 11h e às 15h. No espaço também ocorrem visitas teatralizadas duas vezes ao mês, sempre aos domingos. As ações são voltadas para o público espontâneo, com entrada gratuita.
Com Agência Minas