A história de Chicó e João Grilo será contada de uma forma bem diferente. A Orquestra Ouro Preto lança nesta sexta-feira (11/9), o novo álbum “Auto da Compadecida, a Ópera”. A adaptação do clássico de Ariano Suassuna estará disponível em todas as plataformas digitais.
O compositor Tim Rescala assina o libreto, que é a música texto em formato de verso ou prosa, junto com o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e responsável pela concepção e direção musical do trabalho.
O “Auto da Compadecida, a Ópera” apresenta ao público a comédia como elemento principal e marcante de sua linguagem. Por isso entraram em cena para as gravações, o trio de atores: Glicério do Rosário, Claudio Dias e Maurício Tizumba e também grandes nomes do canto lírico brasileiro: Fernando Portari, Marília Vargas, Marcelo Coutinho, Carla Rizzi, Jabez Lima e Rafael Siano.
“Além de criar novos projetos, a Orquestra Ouro Preto também dá grande importância à formação de repertório e de novos públicos. Nada melhor para isso do que oferecer a todos, de forma gratuita, a oportunidade de ter contato com esse gênero tão antigo na história da arte, mas apresentado de maneira super contemporânea, com a linguagem dos nossos tempos e do nosso povo, em um suporte tão acessível e ocupado por públicos de todas as idades como são as plataformas digitais”, comemora o maestro Rodrigo Toffolo.
“Auto da Compadecida, a Ópera”, é o quarto lançamento da Orquestra Ouro Preto com gravadora Musickeria. A parceria já rendeu outros trabalhos: “Gênesis: Orquestra Ouro Preto e João Bosco”, “Orquestra Ouro Preto: A-Ha” e “Orquestra Ouro Preto: Vander Lee (No Balanço do Balaio)”.
Faça a pré save e confira o projeto da Orquestra Ouro Preto no Spotify, clicando aqui.
Auto da Compadecida nos cinemas
“O Auto da Compadecida 2”, sequência do sucesso de Ariano Suassuna estreia nos cinemas brasileiros no dia 25 de dezembro e promete continuar a história dos carismáticos personagens da cidadezinha de Taperoá, passados 25 anos desde o casamento de Chicó, interpretado por Selton Melo e Dona Rosinha (Virginia Cavendish).
O longa tem direção de Guel Arraes e Flávia Lacerda e roteiro assinado por Arraes, Adriana Falcão e João Falcão (mesmo trio do filme original).
Além da icônica dupla Chicó e João Grilo (Mateus Nachtergaele), o elenco do filme incorpora outros grandes nomes do cinema nacional ao lado dos protagonistas. Taís Araújo interpretará Nossa Senhora; Eduardo Sterblitch assume o papel de Arlindo, um comerciante e radialista de destaque; Humberto Martins dará vida ao Coronel Ernani; Fabiula Nascimento interpretará Clarabela; Luis Miranda será Antônio do Amor; Juliano Cazarré se transforma em Omar; e Luellem de Castro entra em cena como Iracema. E para os nostálgicos, Virginia Cavendish retorna como Rosinha, e Enrique Diaz revive o cangaceiro Joaquim Brejeiro.
De acordo com uma das produtoras do longa, a H2O Films, o novo filme, cheio de comédia e emoção, seguirá privilegiando a exuberância visual brasileira e a tecnologia também será uma forte aliada da produção.
Confira o trailer oficial da produção: