A ópera “Matraga” vai retornar ao Palácio das Artes, em BH, de 17 a 20 de maio. Sucesso de público e crítica em 2023, o espetáculo de Rufo Herrera apresentará o universo do sertão de Guimarães Rosa (1908-1967). O Coral Lírico de Minas Gerais e a Cia de Dança Palácio das Artes também participam da montagem.
O espetáculo é baseado em “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, último conto de “Sagarana”, primeiro livro de Guimarães Rosa. A história é um misto de vida e redenção, crime e castigo, o Bem e o Mal, a hora e a vez e a morte e salvação de Matraga.
As apresentações da ópera serão no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em horários diferentes: às 19h, neste sábado (17/5), às 18h, neste domingo (18/5), e às 20h na próxima segunda e terça–feira (19 e 20/5). Os ingressos custam a partir de R$ 30 (meia–entrada) neste link e na bilheteria do local.
Sobre ‘A Hora e a Vez de Augusto Matraga’
No conto de Guimarães, o personagem principal é um fazendeiro poderoso e violento, “duro, doido e sem detença, como um bicho grande do mato”, diz o autor. Por desprezo e ganância, perde dinheiro e posses. Traído pela mulher, cai numa emboscada ao tentar recuperá-la e é espancado pelos seus inimigos.
Augusto Matraga é atirado de um despenhadeiro e dado como morto. Salvo pela bondade de um casal humilde, em busca do perdão pelos seus pecados e um lugar no céu, apega-se à religiosidade. O personagem conhece então Jãozinho Bem–Bem, que desperta seus instintos mais primitivos. Matraga oscila entre crença, esperança e a violência de sua natureza.
O espetáculo é dividido em três atos, com libreto e música de Rufo Herrera. A direção musical é de Ligia Amadio, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e a direção cênica, da atriz e dramaturga Rita Clemente. A narração fica por conta de Gilson de Barros, conhecido pela intimidade com a obra de Guimarães.
Em 2023, a produção teve uma emocionante pré–estreia na Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, região Central de Minas Gerais, terra de Guimarães Rosa. Logo depois, ganhou sucesso entre o público e a crítica com as apresentações em Belo Horizonte, reunindo mais de 5 mil espectadores para quatro récitas.
Ópera ‘Matraga’
Datas e horários: 17/5, às 19h; 18/5, às 18h e 19 e 20/5, às 20h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro
Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/palacio-das-artes/opera-matraga-3753421/ e na bilheteria