Segundo a OpenAI, cerca de 230 milhões de pessoas fazem perguntas sobre saúde toda semana no ChatGPT. De olho nesse movimento de mercado, duas das maiores startups de IA, OpenAI e Anthropic, perceberam algo óbvio, mas poderoso.
A saúde virou uma das maiores portas de entrada para o uso da inteligência artificial no dia a dia. E essa mudança de foco tem feito os produtos de IA mudarem de estratégia. A OpenAI lançou o ChatGPT Health, prometendo respostas focadas em saúde, com mais cuidado, privacidade reforçada e limites claros. A Anthropic respondeu ampliando o Claude para esse mesmo território, com foco em segurança, linguagem mais cautelosa e uso responsável.
Nesse movimento claro de verticalização de mercado, em vez de IAs genéricas para tudo, estamos vendo o surgimento de IAs especializadas por setor: saúde, educação, jurídico, finanças. Cada vertical tenta capturar as particularidades e regras próprias do seu mercado. As empresas prometem conectar essas IAs aos aplicativos de saúde que os relógios inteligentes já oferecem e, talvez, promover um novo passo na forma como lidamos com o nosso bem-estar.
Então, a pergunta final é simples: você já está preparado para essa mudança na forma como cuidamos da nossa saúde?
