Há muitas definições do que é arquitetura, é aquela velha história. As coisas simples geralmente são as mais difíceis de explicar. Isso não significa que arquitetura seja uma coisa simples de fazer, mas é algo que todos entendem quando vivenciam um bom edifício.
E olha que separar um bom edifício de um mal também não é tarefa simples. A gente nem se dá conta de que a maior parte da população está condenada a experimentar maus edifícios que não são funcionais, adequadamente construídos e sequer belos. Pessoas que se acostumam a viver em ambientes de má qualidade, que não respeitam questões básicas como uma boa iluminação, ventilação ou insolação.
Os apartamentos geralmente são muito frios no inverno e quentes demais no verão. São mal construídos, pouco ventilados, escuros e, sobretudo, não são belos. E como será que podemos ser mais exigentes, questionadores e críticos sobre a arquitetura que é construída todos os dias na nossa cidade?
Isso só é possível com conhecimento, convivências e experiências que mudem o nosso olhar e somem às nossas expectativas.
