Um prato bem montado é uma das formas mais poderosas de cuidar da saúde do coração. Uma alimentação cardioprotetora é rica em fibras, antioxidantes e gorduras boas. Para montar um prato cardioprotetor, comece preenchendo metade do prato com vegetais coloridos.
Folhas como rúcula, agrião e alface, além de cenoura, tomate e brócolis, são ricas em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes. Na salada, você pode adicionar sementes como gergelim e chia, além de azeite de oliva, que são fontes naturais de ômega 3. Atenção ao sal e aos molhos industrializados: eles são ricos em sódio e podem prejudicar a pressão arterial.
Inclua uma proteína magra, como peixe ou frango sem pele. O arroz, de preferência integral, é mais nutritivo, acompanhado do feijão. Uma porção de tubérculos cozidos também pode entrar no prato, como batata-doce, batata-baroa, inhame ou mandioca.
Legumes cozidos, como vagem, moranga, abobrinha e couve, são ótimas opções. Evite frituras e refrigerantes, nem mesmo os de zero açúcar. O que você coloca na ponta do seu garfo é uma ferramenta poderosa de cuidado com a saúde. Cuide-se.
