Hoje estamos recebendo para um bate-papo a Idelvânia, que é professora do curso de veterinária do UniBH.
“Idelvânia, eu estava lendo que os maus-tratos a animais são um dos tópicos mais recorrentes no cotidiano da medicina veterinária. É possível formar profissionais éticos, íntegros e, além disso, conscientes do seu papel social e também dos impactos das práticas veterinárias no meio ambiente?”
“A ética ela vem em qualquer setor em qualquer profissão. Na veterinária não é diferente e essa ética moral, validação desses conceitos enquanto social, a gente traz isso hoje numa transparência.
Hoje eu sou professora referência da extensão. A extensão ela vem instituída dentro do MEC como ODS, que é o objetivo de desenvolvimento sustentável. Dentro desse gap de sustentabilidade tem vários pontos de trazer o social para perto. Seja em conservação de ambiente, seja educação e seja o social de inclusão.
Eu como professora da extensão, eu trago isso hoje em todos os projetos seguindo essas orientações, de trazer a sociedade para perto dos nossos estudantes ou pegar pela mãozinha cada um deles e levar até a comunidade.
E dá para fazer isso, eu tenho uma experiência desde 2022 com vários projetos e os resultados são ótimos. Exemplos que eu trago para minha vida.”
