Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 50% dos brasileiros consomem bebida alcoólica regularmente e, em cerca de um em cada três episódios, o consumo é excessivo.
É considerado consumo abusivo de álcool quatro ou mais doses para mulheres e cinco ou mais doses para homens numa mesma ocasião. Do ponto de vista da saúde, o álcool está associado a mais de 200 doenças, incluindo hipertensão, esteatose hepática, obesidade, depressão e vários tipos de câncer.
No Brasil, ele é responsável por cerca de 30% dos acidentes de trânsito fatais, além de estar presente em grande parte dos casos de violência doméstica. Socialmente, o impacto também pesa no bolso. Estima-se que o país gaste bilhões por ano com internações, licenças e perda de produtividade relacionadas ao álcool. Para as famílias, isso se traduz em conflitos, ausência e desemprego.
Falar sobre isso não é caretice. O objetivo é estimular a reflexão, porque o seu excesso de álcool pode impactar na vida do outro. Seja consciente e feliz.
