O filme “O Agente Secreto” e o ator Wagner Moura foram indicados ao Satellite Awards 2026, premiação do circuito internacional de cinema promovida pela IPA (International Press Academy). A lista de indicados foi anunciada nessa terça–feira (16/12).
Na 30ª edição do Satellite Awards, “O Agente Secreto” concorre à categoria de Melhor Filme Internacional, enquanto Wagner Moura disputa o prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático por sua performance no longa.
“O Agente Secreto” concorre com “Foi Apenas um Acidente”, “Late Shift”, “Pequenos Pecados”, “No Other Choice”, “Valor Sentimental”, “Sirât” e “A Voz de Hind Rajab”. Já Wagner Moura está disputando com Michael B. Jordan (“Pecadores”), Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”) e outros importantes nomes.
Critérios da premiação
A premiação reúne títulos de diversas partes do mundo e contempla produções de cinema e televisão em categorias que abordam desempenho artístico, técnica e excelência narrativa. A cerimônia está programada para 8 de março de 2026, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
“O Agente Secreto” foi um dos títulos brasileiros mais destacados no ano, com exibição em festivais internacionais e indicação em várias listas de premiações. O longa estreou mundialmente no Festival de Cannes deste ano e concorreu ao Palma de Ouro, acumulando prêmios de direção e atuação no evento.
Na última edição do Satellite Awards, Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz pela atuação em “Ainda Estou Aqui”.
A indicação do filme de Kleber Mendonça ao Satellite Awards representa mais um marco da produção na temporada de premiações: além do reconhecimento da IPA, o longa–metragem também figura em listas de premiações como Critics Choice Awards e Globo de Ouro, sinalizando sua relevância crítica e comercial fora do Brasil.
O filme já superou a marca de mais de um milhão de espectadores nos cinemas do Brasil, consolidando-se como um dos lançamentos nacionais de maior bilheteria do ano.
