O Novembro Azul nasceu em 2003 para falar sobre a saúde do homem e desde então se espalhou pelo mundo como símbolo da prevenção do câncer de próstata.
E hoje quero alertar aos homens que, além de fazer os exames preventivos com seu urologista, é importante também cuidar do que entra no seu prato. A ciência mostra que certos alimentos podem proteger a próstata e reduzir processos inflamatórios.
Tomates cozidos, ricos em licopeno, são um destaque. Estudos apontam que o seu consumo frequente está ligado a menor risco de câncer de próstata.
Vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor contêm compostos que auxiliam na prevenção. Os peixes gordurosos, como salmão e sardinha, têm o ômega-3 com ação anti-inflamatória e são superindicados.
Até as sementes podem ajudar. A semente de abóbora, rica em zinco e fitoesteróis, as pesquisas sugerem ser positiva para a saúde da próstata.
A boa alimentação é a base da prevenção, mas, claro, não substitui exames preventivos. No Novembro Azul, homens, cuidem-se não só por vocês, mas também por quem os ama.
