Nesta segunda-feira (15) entraram em vigor as novas medidas no combate a Covid-19 em Belo Horizonte.
As medidas foram anunciadas pelo prefeito, Alexandre Kalil, na última sexta-feira, quando BH estava com todos os indicadores de monitoramento da Covid-19 com números de risco. De acordo com o pronunciamento do prefeito, bares e restaurantes só poderão funcionar com o sistema de delivery e de portas fechadas. Escolas de idiomas e de artes não poderão funcionar, assim como lojas de material de construção.
Os cultos religiosos também não poderão ser realizados presencialmente. Contudo a Arquidiocese de Belo Horizonte, já informou que seguirá com um sistema de missas transmitidas ao vivo pela internet.
As lojas de conveniência estão permitidas de funcionar, porém, somente até o horário de 18 horas.
Desde sábado, espaços de caminhada, assim como praças e parques estão fechados para evitar aglomerações em espaços públicos.
O prefeito Kalil encerrou o pronunciamento afirmando que já está com o dinheiro em caixa para comprar as 4 milhões de doses da vacina Sputnik V, da Rússia, que permitiriam a vacinação de cerca de 85% da população de Belo Horizonte, e aguarda somente a liberação para efetuar a compra.