Presença de palco, dança, vocais ou letras que tocam o coração: características que, não importa a geração, sempre serão primordiais para um artista conquistar uma legião de fãs. E as cantoras Gen Z têm feito isso muito bem. Da sensualidade ao exagero, da simplicidade ao romantismo, tem uma nova diva pop para cada gosto fazendo um baita sucesso nos streamings, rádios e redes sociais.
A nova geração do pop consiste em nomes como Addison Rae, Tyla e Billie Eilish. A origem delas vem do TikTok, de uma música que explodiu mundialmente ou de um trabalho criativo ao lado do irmão. Não importa como, fato é que novas cantoras estão ganhando espaço no show business e mantendo-se relevantes com uma aproximação feita pelas redes, como se elas fossem aquela amiga super legal que adoraríamos ter.
A Rádio CDL FM vai te apresentar um pouquinho de cada uma dessas novas divas pops, para depois você não pagar de desavisado e dizer que “nunca ouviu falar de fulana”. E não se preocupe, pois tem um pop para cada estilo! O importante é manter a mente aberta e entender que há espaço para todo mundo – para as que abriram caminhos e para as que agora desfrutam dele.
Addison Rae
Nascida no ano 2000, nos Estados Unidos, Addison Rae é cantora, atriz e fez grande sucesso como tiktoker em 2019. A artista acumulou mais de 88 milhões de seguidores e tornou–se a 5ª pessoa mais seguida da plataforma. Estreou no ramo da atuação e da música em 2021, no filme “Ele é Demais” e com o single “Obsessed”. Em 2023, lançou seu EP de estreia, intitulado “AR”.
Billie Eilish
A cantora e compositora nasceu em 2001, nos Estados Unidos, e ficou popular ao lançar seu primeiro single, “Ocean Eyes”, em 2016. Posteriormente, assinou com a gravadora Interscope Records. Eilish escreve e produz suas canções junto com o irmão, Finneas O’Connell, que também a acompanha em apresentações ao vivo. O primeiro EP da artista, “Don’t Smile at Me”, alcançou o top 10 em diversos países.
Chappell Roan
Chappell Roan é uma cantora e compositora estadunidense, nascida em 1998. Sua carreira começou aos 17 anos, quando assinou com a Atlantic Records, mas não emplacou nenhum hit, sendo dispensada pela gravadora. A artista retrabalhou sua imagem e sonoridade, e o estrelato veio em 2024, com o álbum “The Rise and Fall of a Midwest Princess” e com o viral da canção “Good Luck, Babe”.
Gracie Abrams
A cantora e compositora nasceu em 1999, nos Estados Unidos, e assinou contrato com a gravadora Interscope Records em 2019. Alcançou reconhecimento depois de lançar seu primeiro EP, “minor”, e seu segundo projeto, “This is What It Feels Like”. Abrams é considerada pupila de Taylor Swift e abriu os shows da “The Eras Tour” em terras norte–americanas, o que lhe deu ainda mais visibilidade. Além da admiração de outros artistas, Gracie também conquistou uma indicação ao Grammy.
Olivia Rodrigo
Nascida em 2003, nos EUA, a cantora e atriz de ascendência filipina ficou conhecida nos programas da Disney “Bizaardvark” e “High School Musical: The Musical: The Series”. Nessa última, a artista teve a oportunidade de mostrar seu lado compositora, escrevendo músicas para sua personagem. Alcançou fama mundial em 2021, com o viral da canção “Drivers License”, supostamente sobre um relacionamento com seu colega de elenco. Lançou dois álbuns até o momento e venceu três prêmios Grammy.
Sabrina Carpenter
Sabrina Carpenter é uma cantora e compositora nascida em 1999, nos Estados Unidos. Apoiada pela família, desde pequena, Carpenter começou a se interessar pela arte e aparticipar de apresentações locais, até se mudar para Los Angeles para se dedicar à carreira. Ficou popular ao estrelar a série “Girl Meets World”, da Disney, e assinou com a gravadora Hollywood Records. Lançou seu EP de estreia, “Can’t Blame a Girl for Trying” em 2014, e seu primeiro álbum em 2015, “Eyes Wide Open”.
Tate McRae
Nascida no Canadá, em 2003, Tate McRae é cantora, compositora e dançarina. Iniciou a carreira aos 12 anos e ganhou os holofotes ao se tornar a primeira finalista canadense do reality show “So You Think You Can Dance” aos 13. Começou a postar covers no YouTube e, um tempo depois, lançou sua canção de estreia, “One Day”, e assinou contrato com a gravadora RCA Records. A carreira da artista teve uma virada em 2024, com o viral no TikTok da música “Greedy”.
Tyla
A cantora e compositora nasceu na África do Sul, em 2002, e lançou sua primeira música em 2019, intitulada “Getting Late”. Com o sucesso local da canção, a artista assinou contrato com a gravadora Epic Records. Em seu trabalho, Tyla mescla amapiano, ritmo de seu país, com o pop – o que ela chama de “popiano”. Alcançou sucesso mundial com a música “Water”, no ano passado, um verdadeiro hit no TikTok, e foi a primeira vencedora do Grammy de Melhor Performance de Música Africana.