A Nova Orquestra, do Rio de Janeiro, homenageará Tim Maia com apresentações gratuitas em Belo Horizonte, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, Itabira e Nova Lima, entre 25 e 30 de março. A turnê passará por museus, teatros e cafés, com um repertório diverso da MPB embalado por arranjos sinfônicos.
O objetivo da orquestra é interpretar clássicos da música em roupagem sinfônica, passando do rock ao pagode, sem distinções. O grupo está ativo desde 2019 e se destacou pelos arranjos elaborados para repertórios de artistas como Rita Lee, Charlie Brown Jr., Raça Negra, Cazuza e Los Hermanos.
A Nova Orquestra desenvolve o trabalho de misturar instrumentos clássicos, como o violino, com instrumentos populares, como a guitarra. Os músicos também são uma singularidade do grupo, que tem sua base no Rio de Janeiro, porém, inclui jovens do Espírito Santo, Pará e Mato Grosso do Sul.
“A gente se considera uma orquestra pop não só no repertório que executamos, mas pela forma de se comunicar, passando pelo jeito como a gente se porta no palco e se relaciona com o público. Nossa missão é trazer acesso às orquestras, à música de concerto, mas priorizando sempre um repertório popular”, disse um dos fundadores da Nova Orquestra, o maestro João Magalhães.
Endereços da turnê
Os locais escolhidos para as apresentações em Minas Gerais seguem a proposta da Nova Orquestra de levar música clássica de forma leve e prazerosa ao público. Os espaços são sujeitos à lotação. Confira a agenda completa:
- Congonhas — 25/3, às 19h30 | Cine Teatro Leon (Rua Padre Antônio Corrêa, 212, Centro)
- Itabira — 26/3, às 12h | Campus UNIFEI (Rua Irmã Ivone Drumond, 200, Distrito Industrial II)
- Ouro Preto — 28/3, às 11h | Museu Boulieu (Rua Padre Rolim, 412, Centro)
- Mariana — 28/3, às 19h | Museu Mariana (Rua João Pinheiro, 20, Centro)
- Belo Horizonte — 29/3, às 20h | Café INCC (Avenida Brasil, 75 / Loja 5, Santa Efigênia)
- Nova Lima — 30/3, às 19h30 | Cinemiha (Rua Melo Viana, 100, Centro)
“Minas Gerais já pode ser considerada uma das casas da Nova Orquestra. Já passamos algumas vezes por Belo Horizonte e Nova Lima. Agora, a ideia é aprofundar mais, levando a Nova Orquestra cada vez mais para um público novo e maior”, afirmou João.
A turnê em homenagem a Tim Maia terá uma formação com violinos, viola sinfônica, baixo elétric, trompete e percussão. O objetivo é manter a essência do som black soul do artista, conhecido pelos naipes de metais e pelo baixo elétrico pulsante, num formato que pode ser considerado um concerto–baile.
A apresentação passará por toda a carreira do cantor, transitando pela bossa nova, pelas canções românticas e, principalmente, pelos funks e souls. O público poderá aguardar sucessos como “Vale Tudo”, “Acenda o Farol”, e “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”.
Nova Orquestra em Minas Gerais
Data: 25 a 30 de março
Local: Belo Horizonte, Congonhas, Itabira, Ouro Preto, Mariana e Nova Lima
Entrada gratuita