O Circuito Liberdade, em BH, ganhou uma nova atração, instalada no Ponto Cultural CDL. É um painel de quase 100 metros quadrados, intitulado “O Grande Balcão Belo–Horizontino”. A obra celebra a história da capital mineira, seus atrativos turísticos, moradores e, especialmente, o setor de comércio e serviços.
A nova atração, assinada pela artista Carol Smocowisk, está instalada na Galeria Rampa. Estão pintados na obra pontos turísticos como Museu de Artes e Ofícios, Viaduto Santa Tereza, Praça Sete e Edifício Niemeyer. A arte também apresenta o setor de comércio e serviços, como vestuário, bares e outros. A visitação ao Ponto Cultural é gratuita.
“O novo painel celebra a história de nossa cidade e também a importância do comércio, que foi o núcleo de desenvolvimento de Belo Horizonte. Além disso, representa os profissionais que, diariamente, constroem e mantêm viva a nossa principal força econômica”, pontuou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Segundo o analista institucional e museólogo do Ponto Cultural CDL, Allusson Gudu, o objetivo do painel é resgatar a importância dos centros comerciais de BH. “O objetivo é valorizar os diferentes setores do comércio local e seus principais produtos, representando a diversidade e a vitalidade empreendedora da cidade”.
Execução pelas mãos de Carol Smocowisk
A escolha da artista para fazer o painel se deu por meio de edital, em abril deste ano. Após a análise de 33 propostas, Smocowisk foi a escolhida. “Como cenário e pano de fundo deste mural estão alguns dos principais ícones de Belo Horizonte, valorizando história, arquitetura e patrimônio”, disse Carol.
“As ilustrações desses elementos foram desenvolvidas com traços geométricos e simplificados, ao mesmo tempo em que mantêm o reconhecimento imediato de cada marco da cidade, reforçando assim o diálogo entre tradição e modernidade, tão presente no cotidiano de BH”, completou.
A paulista cursou artes visuais na Unesp e Design de Publicidade na Escola Panamericana de Arte e Design. A artista mora em Belo Horizonte desde 2021, onde cursou Arquitetura e Urbanismo na UFMG. Fez as artes do bunker do Edifício Acaiaca, bem como o mural urbano próximo ao Museu de Arte da Pampulha.
Ponto Cultural CDL
Visitação: terça–feira a sábado, 10h às 16h
Endereço: avenida João Pinheiro, 495 – Boa Viagem
Entrada gratuita
Com CDL/BH