20/02/2024
Redação: João Henrique do Vale
Imagem: Ministério Público de Minas Gerais / Divulgação
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realiza, nesta terça-feira, duas operações de combate a corrupção no Sul de Minas Gerais. As ações apuram desvios de recursos públicos e privados do Hospital das Clínicas e superfaturamento de serviços da frota veicular de secretarias municipais.
Na operação Transfusão, os agentes apuram desvios de recursos públicos e privados do Hospital das Clínicas de Itajubá, consentidos por alguns de seus administradores, em favor do atual secretário Municipal de Saúde e vice-prefeito da cidade. Os alvos podem responder por organização criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de valores.
Já a operação Sepulcro Caiado, presidida pela Polícia Civil, investiga a prática de desvio de recursos públicos por intermédio do superfaturamento de serviços de manutenção da frota veicular das Secretarias de Saúde, Educação e de Obras de Itajubá.
De acordo com o MPMG, município realizava pagamentos de serviços de mecânica que não eram verdadeiramente realizados, através, principalmente, da falsa inserção de notas fiscais de peças nunca utilizadas nos veículos. Em contrapartida, agentes públicos recebiam valores para que os desvios pudessem ocorrer.
Entre os investigados está o atual secretário Municipal de Saúde e vice-prefeito de Itajubá.