Recentemente, eu falei aqui sobre como o cânhamo vem conquistando espaço na moda, na construção civil e na decoração. E olha o que eu descobri: de sexta–feira a domingo próximo, vai ter uma mostra de decoração em São Paulo que se chama ExpoCannabis.
O cânhamo é uma subespécie da cannabis sativa e suas fibras podem ser transformadas em tecidos, papel e até materiais de construção. Quando eu era bem pequena, me lembro que, na decoração do meu quarto, a cortina era de cânhamo.
E hoje eu sei que, mesmo com tantos usos, o cânhamo sofreu preconceitos e restrições por causa da sua relação com a cannabis sativa. Falta de informação é uó! Ainda bem que essa história está sendo revertida.
Só para melhorar o nível de informação, o cânhamo é utilizado desde, pelo menos, 9.000 anos antes de Cristo, e as cordas das caravelas portuguesas que chegaram ao Brasil eram feitas com as suas fibras.
E sobre a mostra que acontece na São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, vai estar por lá a Casa Cânhamo, com uma exposição exclusiva de itens decorativos feitos com o material. A marca brasileira, que tem uma produção 100% nacional, vai levar para o evento peças como itens de mesa posta, luminárias, almofadas, filtros de café, aventais e roupa de cama. Legal, não é?