05/02/2024
Redação: João Henrique do Vale
Imagem: Raul Santana / Fiocruz
Chega a sete o número de mortos em Minas Gerais em decorrência da dengue. Dados do painel de monitoramento das arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) mostram que, até esta segunda-feira, 62 óbitos ainda estão sendo investigados.
Os casos da Chikungunya também avançam por Minas Gerais. O número de pessoas infectadas saltou de 6.206 para 9.320. Uma pessoa perdeu a vida em decorrência da doença e outros sete óbitos estão sendo investigados.
Já está em operação o Centro de Emergência de Arboviroses de Minas Gerais, que é coordenado pela Secretaria de Saúde. O grupo será responsável por monitorar e gerir a situação de emergência no estado devido ao avanço da dengue e da Chikungunya. O decreto foi publicado no último sábado (27) e vai vigorar pelo prazo de 180 dias.
Barbacena decreta emergência
A Prefeitura de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, decretou situação de emergência em razão da infestação pelo mosquito aedes Aegypti. Seguundo a Administração Municipal, neste ano, apenas em janeiro foram registradas 169 notificações da doença, sendo 76 confirmações e um óbito suspeito.
O Executivo reforço ações de combate à dengue, como fiscalizações; visitas em residências, áreas abertas ou imóveis abandonados; limpeza em áreas públicas ou terrenos baldios; recolhimento de sucata ou outros materiais depositados em vias públicas.