A Bienal Mineira do Livro 2022, realizada entre os dias 13 e 22 de maio no BH Shopping, promete impulsionar a venda de livros e o hábito da leitura na capital mineira. Com 60 editoras expositoras e a expectativa de um público de mais de 150 mil pessoas, o evento vai trazer oportunidades para disseminar a leitura, divulgar livros, estreitar relacionamentos entre leitores e autores e estimular a geração de novos negócios. A iniciativa é realizada pela Câmara Mineira do Livro e pelo Grupo Asas.
O segmento de livrarias da capital será representado na Bienal por um estande coletivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), onde lojistas associados da entidade poderão participar do evento de forma gratuita. “Comerciantes do setor vão marcar presença na Bienal e terão a oportunidade de realizar vendas, parcerias comerciais e, principalmente, estreitar o relacionamento com o público consumidor de literatura”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O tema dos dez dias da programação é “O Reencontro é Real”, objetivando inserir o estado no circuito nacional cultural e no circuito do incremento da aprendizagem, transformando Belo Horizonte na capital brasileira da literatura.
O diretor-presidente do Grupo Asas, Marcus Ferreira, explica que a Bienal Mineira do Livro é uma das principais iniciativas literárias nacionais com autores representativos em um espaço de 15.000 m2 no BH Shopping. “A retomada presencial da Bienal Mineira do Livro tem um conteúdo cultural e educativo abrangente, incluindo atrações para leitores de diversas faixas etárias. Queremos contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica, do conhecimento de fundo e do repertório cultural de cada leitor, incentivando o hábito de ler”, afirma.