Na fisiologia existe um conceito chamado “meia–vida”, que consiste no tempo que determinada substância permanece ativa na corrente sanguínea.
Quando consumimos um alimento ou quando tomamos um medicamento, a concentração plasmática dos compostos ativos que eles contêm permanece alta por um tempo e depois começa a reduzir até ser totalmente metabolizado ou eliminado.
O que eu quero chamar a atenção com esse conceito é que a maioria das vitaminas e minerais têm uma meia–vida curta, ou seja, se comermos uma fruta agora, daqui algumas horas as vitaminas já não estarão mais circulando no nosso corpo, por isso, a consistência na boa alimentação é fundamental para saúde.
Não adianta nada comer, por exemplo, uma fruta por semana. Como a meia–vida das vitaminas é curta devemos oferecer com frequência. A orientação é bem clara: 3 frutas ao dia e duas porções de vegetais, essa é a estratégia perfeita para termos sempre vitaminas e minerais circulando e exercendo suas importantes funções no nosso corpo.